A importância do uso de luzes de emergência no seu projeto

Garantir a segurança de um local deve ser uma das prioridades na hora de realizar uma obra ou reforma. Para auxiliar nesta questão, as luminárias de emergência desempenham um importante papel.

As luzes de emergência são responsáveis por assegurar a facilidade na evacuação de pessoas em situações de risco, como incêndios e falta de luz em decorrência da queda de energia.  Este tipo de equipamento é comum em casas, prédios, condomínios, empresas, indústrias e locais públicos, podendo ser utilizado em uma grande variedade de espaços.

Elas possuem uma bateria interna recarregável que, quando detecta falta de energia elétrica, aciona o sistema automaticamente. A iluminação destas luminárias é medida em lux, ou seja, a relação da quantidade de lúmen (unidade de fluxo luminoso) por m² do espaço a ser iluminado. De acordo com norma técnica NBR 10898, da ABNT, o sistema deve possuir 3 lux em locais planos e 5 lux em locais inclinados.

De acordo com a norma, existem dois tipos de iluminação de emergência:

  • Iluminação de aclaramento: este tipo é utilizado para iluminar o piso que leva a saídas para o exterior do local, sendo obrigatórias em lugares de circulação vertical e horizontal.
  • Iluminação de sinalização: este tipo corresponde às luminárias que indicam saídas, obstáculos e mudanças de direção.

Na hora da instalação, o local onde a luminária será implantada deve ser bem planejado, pois a iluminação precisa estar em um ponto que facilite a passagem de pessoas em uma situação de emergência. Escadas, corredores e lugares com baixa iluminação costumam necessitar deste tipo de auxilio, tornando-se, assim, locais ideais para a instalação da luz de emergência.

Outro fator importante a ser levado em consideração na hora da compra é o tempo de autonomia da lâmpada. Busque utilizar luminárias com bateria duradoura ou que gastem pouca energia. Desta forma, é possível realizar uma manutenção mais simples, sem necessidade de preocupação com a troca frequente de pilhas.

Você mesmo pode realizar a instalação na sua residência ou empresa. Porém, caso se sinta mais seguro, pode procurar por um eletricista de confiança para efetuar o trabalho. Por se tratar de segurança, é importante prestar atenção às normas e realizar o projeto e instalação com cuidado, utilizando sempre produtos de qualidade.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as luminárias de emergência, visite uma de nossas lojas e confira a nossa linha completa de produtos para a sua obra!