Aprenda a fazer diferentes efeitos de pintura na sua parede

As cores exercem grande influência nos ambientes, pois são capazes de provocar diferentes sensações nas pessoas.  Sabe quando você entra em um ambiente e as paredes logo te prendem a atenção? Pode não ser fácil planejar uma pintura com um efeito tão atraente, mas com certeza vale o esforço.

Hoje em dia, arquitetos e designers de interiores estão surpreendendo cada vez mais com ambientes modernos e fora dos padrões, e isso contribui para que os espaços sejam únicos e agradáveis. Porém, você também pode fazer da sua casa um lugar único, basta pensar em cores, formas e texturas que, combinadas, podem formar o ambiente perfeito aos seus olhos.

Para te inspirar em diferentes efeitos de pintura, descrevemos abaixo algumas técnicas para fazer uma pintura decorativa na sua parede.

 

Efeito degradê:

O efeito degradê consiste no uso de dois tons da mesma cor. É perfeito para ambientes que pedem um visual moderno e diferente.

Comece fazendo uma linha horizontal na metade da parede. Ela pode ser marcada com fita crepe ou apenas com pequenos pontos de lápis. O importante é você saber onde pintar com cada cor. Na parte superior da parede, use um tom mais escuro e na parte inferior, um tom mais claro (ou vice-versa). No centro, você deve deixar uma faixa em branco, que mais tarde será usada para unir as duas cores.

Aplique a tinta na parte de cima da parede com um rolo. Depois, use outro rolo para aplicar a segunda tinta na parte de baixo. Deixe secar e dê uma segunda demão na parte de cima e também na parte de baixo. Quando chegar próximo à faixa branca no centro, invada aos poucos uma cor na outra com um rolo seco. Para um efeito natural, use também uma trincha com cerdas duplas para mesclar os dois tons e finalizar o efeito degradê.

Simples, não é? Sua parede pode ficar perfeita com apenas algumas etapas.

a2a6110a772d6c7d225c268bcf916bb6

Efeito esfumaçado:

O efeito esfumaçado dá um efeito antigo, com aparência de cor lavada à parede. É uma técnica simples que dá um charme antigo ao ambiente.

Para começar, misture a tinta escolhida com água em partes iguais. Separe um tecido que não solte fiapos e mergulhe na tinta diluída.

Comece a pintar a parede com movimentos circulares, o ideal é que você inicie do canto superior esquerdo. Deixe secar por um tempo e, depois, com a parede ainda úmida, repita todo o processo.

Deixe secar por aproximadamente 12 horas. Após isso, misture um removedor de tinta com água em partes iguais e, usando um pano limpo molhado, esfregue na parede em movimentos circulares. Seguindo apenas estes passos, você terá um novo visual para a sua parede!

parede_lavada

 

Efeito tecido:

Esta é uma técnica de pintura que dá a impressão que a sua parede foi revestida com tecido. É um acabamento elegante e diferente. Vale a pena experimentar!

Divida a parede em linhas verticais de aproximadamente 50cm. Utilize um rolo para pintar a primeira parte com a cor escolhida. É interessante que a tinta esteja um pouco mais diluída, para dar uma impressão de transparência.

Com uma escova de tecelão, comece a fazer linhas horizontais na tinta ainda úmida. Passe a escova suavemente, começando de cima para baixo. Limpe a escova em um pano úmido e em seguida, faça as linhas verticais. Repita o processo nas outras partes da parede dividida. Depois, é só deixar secar e você terá uma parede linda!

 parede_rosa

Existem muitas outras técnicas criativas para pintar a parede. Com tantas opções, você pode deixar a sua casa linda e com um visual só seu! Experimente! Visite uma de nossas lojas e adquira as melhores tintas e todos os materiais necessários para transformar a sua parede!