Benefícios do piso de porcelanato e como limpá-lo

O porcelanato é uma categoria de revestimento cerâmico muito usado nas decorações atuais. Ele é dividido em dois segmentos: Porcelanato Técnico e Porcelanato Esmaltado.

Atualmente, encontram-se no mercado excelentes opções deste tipo de revestimento com um ótimo custo-benefício. E não é à toa que o porcelanato faz sucesso! São muitos os benefícios deste piso, como a versatilidade e beleza. Existem porcelanatos de diferentes cores, texturas, tamanhos e acabamentos.

Outro ponto positivo é a baixa absorção de água combinada à alta resistência mecânica, que fazem do porcelanato um piso forte e durável.

Muitas pessoas possuem dúvidas quanto à limpeza e conservação deste tipo de produto, por isso preparamos algumas dicas. Confira!

Limpeza pós-aplicação

A primeira limpeza é a mais pesada e deve ser feita no máximo em duas semanas da conclusão da obra. Após a aplicação, o porcelanato aparentará um aspecto de sujo, devido aos resíduos obtidos durante a construção. Para a limpeza, serão necessários materiais de limpeza especiais.

Limpeza no dia a dia

A limpeza diária do porcelanato pode ser feita com vassoura de pelos para tirar o excesso de poeira, em seguida passando um pano úmido com detergente neutro diluído para tirar sujeiras mais grossas. Para finalizar, sugerimos um pano umedecido com álcool, para prevenir a possibilidade de surgirem manchas posteriormente.

Outras dicas de proteção ao porcelanato:

  • Evite o uso de produtos com alto nível de química como sabão em pó, cloro e desinfetante;
  • Aplicar um pedaço de pano nos pés dos móveis previne que ocorram riscos e arranhões;
  • Qualquer substância que caia sob o piso deve ser limpa imediatamente;
  • Manchas de vinho, café ou refrigerante podem ser removidas com álcool;
  • Manchas e arranhões feitos com calçados podem ser tirados com o auxílio de borracha, ou então com uma bola de tênis.
  • Manchas de tinta devem ser tiradas com solvente orgânico ou detergente.
  • Riscos de giz de cera e lápis podem ser removidos com detergente alcalino ou então com saponáceo líquido.