Casa própria: dicas para tirar o sonho do papel!

O sonho da casa própria está presente na vida de muitos brasileiros. Por isso, separamos algumas dicas para quem quer construir seu imóvel, de forma planejada e econômica. Vale destacar que o planejamento é fundamental e é com ele que você pode definir o local onde quer morar, que tipo de construção deseja fazer e o orçamento que dispõe para esse sonho.

Tendo isso tudo em mente, é hora de escolher o terreno. É a partir dele que a obra nasce. Avalie as condições do solo, desníveis do terreno, se é uma área permitida para obra e pesquise a vizinhança. Se estiver seguro de que é um bom local para viver, vá em frente!

Depois, é a hora de definir o orçamento da obra. Nesta etapa, é importante manter o pé no chão – mas sem esquecer-se do seu sonho – e avaliar com cautela o que o seu dinheiro permite no momento, se é necessário alguma mudança de planos, busca de financiamentos ou empréstimo. Economize o que for possível, mas preze sempre pela qualidade dos produtos que serão aplicados na obra. Aqui na Construcon, por exemplo, dispomos de muitas facilidades para o pagamento de todos os produtos necessários para sua construção! Lembre-se que sua casa abrigará você, sua família e amigos!

Outra dia importante: alguns profissionais ajudam muito a concretizar o sonho da casa própria. São os engenheiros e arquitetos. Eles podem parecer um investimento alto, inicialmente, mas ao ver o que estes profissionais são capazes, você vai entender a importância de cada um para a construção de uma obra. Eles sabem aproveitar bem todo o espaço do terreno, por exemplo, e tem ideias maravilhosas para que sua casa fique exatamente do jeitinho que você sonhou. Além disso, os bons profissionais trabalham sempre dentro das expectativas e possibilidades dos clientes.

Lembre-se também de investir em bons profissionais para a obra, como pedreiros, pintores e serventes. São eles que vão efetivamente tirar seus planos do papel e construir seu sonho!

Tenha em mente, ainda, que é importante se organizar para a documentação necessária, como licenças e alvarás de acordo com normas municipais vigentes.

Por fim, defina um cronograma de tudo que será executado e acompanhe todas as etapas da obra. Assim, é possível corrigir qualquer problema ou verificar a necessidade de alguma mudança de última hora. Ah, em todas as etapas da obra, lembre-se de exigir o cumprimento das normas de segurança e respeito ambiental. Assim, todos saem ganhando!

Se você gostou das nossas dicas, comente e mande esse texto para quem está sonhando com a casa própria!