Como fazer parede de tijolinho?

As paredes de tijolinho estão em alta nas decorações, né?

Por isso, resolvemos ensinar você a fazer esse novo item decorativo, e dar um charme a mais na sua decoração.

Confira o passo a passo!

Materiais

  • Molde de silicone para gesso 3D
  • Gesso em pó
  • Espátula
  • Pote plástico para fazer a mistura
  • Água
  • Esponja
  • Colher
  • Cola para gesso

Passo a passo

Prepare o gesso: coloque aproximadamente 1 copo de água cheio na vasilha e vá colocando aos poucos o pó de gesso, aproximadamente 700 gramas. Não coloque o gesso de uma vez na água, pois ele pode endurecerr, o ideal é “polvilhar” o gesso.

Absorção: quando o gesso começar a ficar sob a água, é um sinal que a quantidade de gesso está quase boa. Quando você cobrir toda a água dê uma leve assentada e aguarde alguns minutinhos para o gesso penetrar na água e comece a misturar o gesso com a colher.

Molde: com o gesso preparado, coloque imediatamente no molde preenchendo todo o desenho. Dê uma chacoalhada para assentar e completar as partes que faltaram. Pode parecer que está mole demais, mas quando você colocar na forma vai ver que quando ele dá ponto ele endurece rapidinho.

Excesso: tire o excesso de gesso do molde passando a  espátula, e vá limpando a superfície com uma esponja úmida, não precisa deixar perfeitamente limpa, pois depois da pra tirar o excesso com a mão, o ideal é deixar o fundo das peças bem planas para que não haja problemas na hora de aplicar na parede. É importante você fazer todo esse processo em uma área protegida ou que não tenha problemas de sujar.

Secagem: a secagem leva em média 10/15 minutos, e se você tirar antes desse tempo pode ser que a placa quebre e você perca seu trabalho.

Desenforme: para desenformar dê uma leve puxadinha no molde e com cuidado tire a peça.

 

Aplicação: depois que você tiver a quantidade suficiente de moldes para o local que quer decorar, é hora de fazer a aplicação.

Este passo é muito importante, portanto, a parede deve estar limpa e lisa, para que a aplicação fique perfeita.

Para aplicar, coloque a cola para gesso na parte inferir dos tijolinhos e vá aplicando na parede, segure por uns 5 segundos até colar e pronto.

E, então, gostou das nossas dicas?