Como pintar as paredes de casa e conservar os materiais após o uso

A pintura da casa é essencial para que o imóvel fique de acordo com o esperado e em harmonia com o ambiente. Afinal, a cor é capaz de influenciar em todo o local.  Escolher a cor certa é muito importante, mas, além disso, saber como aplicar a pintura é fundamental.

Quando vemos um imóvel cuja pintura está perfeita, não imaginamos todos os detalhes e o trabalho exigido. O processo de pintura parece ser simples, mas, na verdade, pode se tornar muito complicado se for feito sem cuidados.

Se você deseja dar cores novas à sua casa para deixar o seu lar ainda mais aconchegante e moderno, certifique-se de que a pintura seja feita da maneira correta. Para isso, elaboramos algumas dicas para você!

Primeiramente, separe todos os materiais para a pintura. Os principais são: óculos de proteção, luvas de borracha, lixas, panos de limpeza, lona plástica ou cobertura, fita crepe, massa corrida, espátula, escada, pincéis, rolos de pintura, trincha, bandeja para tinta, e claro, tinta na quantidade certa para cobrir a área desejada.

Com relação à lixa, quanto maior a sua numeração, mais fina ela é.

A cor da tinta aplicada na parede pode ficar diferente de como está no catálogo. Antes de determinar a cor, é indicado adquirir ¼ no galão e testar em uma pequena área.

 

  • Lixe a superfície e, em seguida, passe um pano para remover a poeira.
  • Tampe as falhas e imperfeições da parede com massa corrida.
  • Forre o piso com a lona, cubra os móveis e proteja com fita crepe as maçanetas, os interruptores, os rodapés e os batentes.
  • Abra a lata da tinta e faça a diluição. Antes de tudo, é sempre bom ler as orientações de aplicação do fabricante na lata da tinta.
  • Coloque uma quantidade na bandeja. Em seguida, envolva o rolo em tinta, sem excessos.
  • Inicie a aplicação sobre a superfície em movimentos uniformes cobrindo toda a superfície.
  • Siga a seguinte sequência de pintura: teto, paredes, portas e janelas, rodapés.
  • Em média, quatro horas após a aplicação da primeira demão, você já poderá aplicar a segunda demão.

 

Assim que terminar a segunda demão, você já pode retirar a fita crepe e esperar secar por completo.

Sobrou tinta? Só guarde se não estiver diluída e use a lata original para conservá-la. A tampa deve estar bem encaixada para não entrar ar no recipiente. É importante certificar-se de que a lata está bem fechada e mantê-la em um lugar sem exposição ao sol.

Bandejas, rolos e pincéis precisam ser bem lavados.  Se a tinta for à base d’água, mergulhe os materiais em água, mas se for à base de solvente, mergulhe no mesmo diluente utilizado na tinta, até que a tinta tenha se dispersado totalmente dos materiais, para depois lavar com água. Depois que as cerdas já estiverem descoladas umas dos outras, lave com água morna, seque os pincéis e guarde-os em posição horizontal para não amassar as cerdas.

Para limpar os rolos, retire o excesso de tinta esfregando-o em um jornal e repita o mesmo processo da limpeza dos pincéis. Você pode esfregar os pelos com um detergente pH neutro e, em seguida, secar com um pano limpo. Todos esses cuidados são muito importantes para que a vida útil dos seus materiais seja longa.

Depois que tudo estiver pronto, você pode desfrutar do seu lar renovado e apreciar suas novas cores. Ver a nossa casa do jeitinho que a gente quer, não tem preço, não é?

Tudo o que você precisa para dar aquela repaginada na sua casa, a Construcon tem! Além disso, você também pode aproveitar as nossas promoções para fazer tudo com qualidade e economia. Visite uma de nossas lojas! Estamos à disposição para atendê-lo!