Como reciclar e diminuir o entulho durante a reforma ou construção?

Construir ou reformar sempre é um momento muito importante e empolgante, pois podemos colocar nossa imaginação e sonhos em prática. Porém, é necessário que haja planejamento na hora de descartar os materiais utilizados durante a obra, caso contrário, isso pode se tornar uma dor de cabeça.

 

O entulho produzido durante a obra deve ser descartado em usinas de reciclagem ou aterros sanitários, de outro modo pode gerar multa e causar prejuízos ambientais. Entretanto, é possível diminuir o prejuízo ambiental e no bolso fazendo a reciclagem destes resíduos. Materiais como argamassa, areia, cerâmica, concreto, telhas, metais, madeira, papéis, gesso, plásticos, tijolos, tintas, pedras e carpetes podem ser reciclados e reutilizados.

 

Como funciona o processo de reciclagem?

Há algumas maneiras de efetuar a reciclagem destes materiais: contratando uma empresa que realize a operação ou fazendo você mesmo.

Caso você opte por contratar uma empresa, ela fará a triagem dos materiais que são recicláveis e utilizará máquinas apropriadas para realizar a trituração dos mesmos, que posteriormente podem se transformar em areia, brita corrida para uso em pavimentação, contenção de encostas, canalização de córregos, e uso em argamassas e concreto. Da mesma maneira, pode-se fabricar componentes de construção como blocos, briquetes, tubos para drenagem e placas.

 

Se você prefere colocar a mão na massa e fazer você mesmo, pode alugar um moinho (triturador) e moer a argamassa e o material cerâmico, que posteriormente podem ser reutilizados em muretas de jardim, enchimentos de base para pisos ou valas, aterro de vigas baldrame, astro para calçadas e em serviços de drenagem.

 

Agora você já sabe como diminuir o entulho da sua obra e também como reutilizá-lo. Além disso, aqui na Construcon você encontra os melhores materiais para sua obra e pode deixar a sua reforma ainda melhor. Entre em contato conosco!