Como utilizar uma serra mármore?

Ao realizar uma obra ou reforma, uma das necessidades mais comuns é o corte de materiais resistentes como porcelanato, cerâmica, mármore, pedra… enfim, os mais variados tipos de revestimentos acabam pedindo por cortes seja por erros de medição ou, simplesmente, comodidade estética.

O jeito mais comum e prático de realizar esses cortes é utilizando uma serra mármore; essa ferramenta possui discos de tamanho reduzido e diamantados, tornando-se mais resistente durante os cortes de materiais densos, especialmente pelo fato de o motor ficar à frente da lâmina, possibilitando uma visão melhor de onde está sendo feito o corte.

Apesar da praticidade, a serra mármore é uma ferramenta perigosa, portanto deve-se tomar todo o cuidado ao manuseá-la. Abaixo, você encontra dicas que devem ser levadas em conta na hora de lidar com a sua serra:

  1. Ao utilizar a sua serra mármore pela primeira vez, não esqueça de ler o manual de instruções; marcas diferentes podem apresentar peculiaridades diferentes, ou seja, mesmo que você já esteja familiarizado com a ferramenta de uma marca, outra pode trazer novos detalhes.

 

  1. Instale os discos na ferramenta. Existem vários modelos de discos de corte, cada um indicado para um tipo de material específico, é importante estar atento às suas particularidades na hora de fazer a escolha de qual utilizar. Para colocar o disco, mantenha a máquina desconectada da rede elétrica. Em seguida, identifique a flange de apoio no corpo da serra, apoie o disco na região correta e utilize as chaves do kit que vem junto com o produto para fixá-lo. Também é importante instalar o protetor de lâmina; esse item foi desenvolvido para proteger o operador.

 

  1. Faça os ajustes necessários. É possível realizar dois ajustes em relação ao corte da sua máquina: um é sobre o ângulo do corte, a partir de 90 graus; e o outro é a profundidade do corte, que pode chegar a 3,5cm.

 

  1. Faça as verificações gerais. Antes de ligar a serra, certifique-se de que ela está com o interruptor desligado, com as proteções bem firmes e que a sua voltagem é compatível com a da tomada a qual será conectada.

 

  1. A utilização da serra mármore é simples, deve-se apenas mantê-la a um ângulo de 90 graus da pele e sempre realizar o corte na posição horizontal.

 

Seguindo estas indicações, é possível utilizar a serra mármore de forma correta e segura; e aproveitando que você já sabe manuseá-la, que tal adquirir a sua? A serra mármore Titan da Bosch está em promoção, por 349,90! Visite a Loja Construcon mais perto de você e não perca essa oportunidade!

 

Fonte: Blog EquiLoc