Importância da iluminação na decoração

Uma boa iluminação ajuda a compor cada cantinho da sua casa. Também traz funcionalidade, conforto e ajuda muito na decoração, destacando móveis e objetos.

Para cada função existe um tipo de iluminação mais apropriado. Ela pode ser direta, indireta ou difusa. Na iluminação direta, a luz é direcionada para algum lugar específico, exatamente sobre a superfície que precisa de iluminação. Exemplos de itens que podem compor a iluminação direta: luminária de mesa, pendente, abajur.

Já a iluminação indireta é caracterizada por não ter um ponto específico, ela é direcionada a uma superfície e depois refletida a diversas direções, iluminando assim o ambiente de forma uniforme e suave. Exemplo de item que pode lhe ajudar na iluminação indireta: arandelas e fitas de led posicionadas em pontos estratégicos.

A luz difusa, por sua vez, é uma iluminação suave que ilumina com uniformidade o ambiente por completo. Ela pode ser obtida com itens que possuem uma espécie de filtro, em acrílico, tecido ou vidro. Pode ser utilizada em qualquer ambiente. Para ter esse efeito em casa, aposte em arandelas ou luminárias fabricadas em vidro leitoso ou tecido branco.

Ambiente claro e aconchegante

O ideal é utilizar uma luz neutra, para que o ambiente fique claro e agradável. Este tom é ideal para quem busca deixar o ambiente mais funcional, como para trabalhar ou ler.

Esta tonalidade também é ideal para manter o ambiente aconchegante e valorizado. O ambiente pode ser claro por meio de iluminação no teto, luminárias de paredes, abajures ou luzes embutidas.

A iluminação muda tudo, sua casa se transforma com apenas uma mudança na iluminação. Aqui na Construcon temos diversos modelos e estilos diferentes para você aproveitar!