Jardim vertical: aprenda como fazer e trazer mais vida para sua casa

Para quem gosta de se conectar com a natureza, mas com a correria do dia a dia não sobra muito tempo para curtir ao ar livre, os jardins verticais surgem como uma proposta de nos aproximar da natureza dentro de casa.

Recentemente os jardins verticais começaram a surgir em grandes construções, como em fachadas de condomínios. Ele possuem uma proposta sustentável, pois criam um isolamento térmico natural para o ambiente.

Quer aprendar a montar o seu jardim vertical? Confira as dicas que preparamos para você.

  • Local: o primeiro passo é escolher o local onde ficará seu jardim. Se você quiser deixar o local mais decorativo, opte por ambientes fechados, mas, caso queira trazer a natureza para algum local da sua casa, opte pela sacada ou locais abertos.
  • Tipos de plantas: após escolher o local, o segundo passo é saber qual planta vai utilizar no seu jardim. O fator principal que vai decidir isso é a luminosidade que o espaço vai receber, após isso, decida que tipo de planta irá utilizar. Caso você prefira algo mais prático, opte por plantas artificiais.
  • Materiais: você poderá optar pelo tipo de fixação do jardim, podendo escolher entre blocos de concreto, tijolos de barro, módulos de plástico injetado, materiais reciclados, quadros vivos ou pallets e treliças. Escolha a fixação que mais de adequa ao seu ambiente e a sua realidade.

Pronto, após seguir estes passos é só montar o seu jardim. Ah, uma dica, opte por plantas com caimento, como samambaias, elas deixam o jardim mais arrojado e descontraído.