Telha de fibrocimento: conheça dicas para instalação e manutenção do material

Durante a realização de uma obra, a escolha da cobertura da casa é um fator de grande importância, e deve ser pensada cuidadosamente. Optar pelo uso de um material apropriado pode fazer a diferença no que diz respeito à qualidade do telhado, já que este local é o que mais sofre com mudanças climáticas, além de ser a área mais aparente da casa.

A telha de fibrocimento pode ser uma boa escolha. Por ser mais leve e possuir diferentes modelos, a telha pode se adequar a diferentes tipos de obra. Além disso, por conta de seu comprimento, o uso da peça gera redução tanto no madeiramento quanto na quantidade de peças a serem utilizadas.

Para ajudar na hora da instalação e manutenção da telha de fibrocimento na sua casa, separamos algumas dicas:

 

  • Saiba quantas telhas serão necessárias

Para ter uma ideia de quantas telhas serão necessárias na sua obra, uma dica é medir o tamanho da área a ser coberta em m² (largura x comprimento), e dividir pela área útil da telha. Lembrando que a quantidade correta dependerá da direção que as telhas serão colocadas. Confira na tabela abaixo a área útil das telhas de acordo com o tamanho:

Telha ondulada Área útil em metros
Telha 1,20 x 1,10 1,02m
Telha 1,53 x 1,10 1,33m
Telha 1,83 x 1,10 1,63m
Telha 2,13 x 1,10 1,93m
Telha 2,44 x 1,10 2,24m
Telha 3,05 x 1,10 2,85m
Telha 3,66 x 1,10 3,46m

 

  • Busque por um bom profissional

Para ter certeza de que o trabalho será realizado da maneira correta, o ideal é procurar a ajuda de um profissional qualificado para o serviço. Isso vale para qualquer tipo de obra. Busque por bons profissionais na sua região e procure por referências.

 

  • Tenha as ferramentas adequadas

Outra dica importante para toda obra é garantir que você tenha disponível ferramentas adequadas para o serviço realizado. Brocas, furadeira, parafusos e chave de fenda são alguns itens que você possivelmente irá precisar para este tipo de obra.

 

  • Deixe a manutenção em dia

Fazer a manutenção do telhado periodicamente ajuda a prolongar a durabilidade do material. Caso seja necessário subir no telhado, utilize uma escada segura e não pise diretamente nas telhas, use tábuas de madeira apoiadas à estrutura para se locomover. Com o tempo, o telhado pode sofrer algumas danificações, portanto lembre-se de trocar as telhas rachadas, caso haja, e verificar a fixação e o alinhamento das peças.

 

Com estas dicas, você pode realizar a instalação e manutenção correta do material, garantindo durabilidade para a cobertura da sua casa. Aqui na Construcon você encontra a telha de fibrocimento em oferta para a sua obra, visite uma de nossas lojas e aproveite!